• Image
  • Image

Você está aqui » Foco na Pele » Onicomicose

O que é Onicomicose?

A onicomicose é uma doença cada vez mais comum, respondendo por 20% de todas as doenças relacionadas as unhas. Ela ocorre quase exclusivamente em adultos e uma em cada duas pessoas com idade superior a 70 anos sofre com isso. Portando o risco aumenta com a idade e através de doenças de unha subjacentes.

Resumo da doença

Descrição

A onicomicose é uma infecção das unhas causada por um fungo. Os sintomas da infecção variam dependendo do tipo de fungo envolvido, mas unhas espessadas e descoloração amarela são comuns.

Aproximadamente metade de todas as doenças de unha são causadas por fungos, sendo a onicomicose a mais comum. Uma grande pesquisa estimou que mais de 16% dos europeus pode ter infecções fúngicas de unhas. A onicomicose pode afetar tanto as unhas das mãos quanto dos pés, no entanto as unhas dos pés são as mais propensas a desenvolver a doença. As razões para isto não são totalmente claras, mas o crescimento mais lento das unhas dos pés, infecções fúngica dos pés (conhecido como pé-de-atleta) podem facilitar o estabelecimento dos fungos e causar a infecção das unhas. Fungos normalmente proliferam em ambientes quentes e húmidos. Calçados fechados e de plástico são, portanto, ambientes ideais para estes organismos, tornando mais fácil para eles para infectar os pés e as unhas. Andar descalço em vestiários também aumenta o risco de infecção, já que este ambiente quente e úmido é suscetível à contaminação por fungos. Unhas das mãos também podem ser infectadas, frequentemente por um outro tipo de fungo. Muitas vezes, estes tipos de infecções ocorrem em pessoas cujas mãos foram expostos à água por longos períodos de tempo, por exemplo lavagem de louça e roupas. Vestindo luvas duplas - algodão no interior e látex ou vinil do lado de fora - quando em contacto com a água ajuda a prevenir contra o desenvolvimento destes tipos de infecções.

Diagnóstico

Seu médico irá provavelmente iniciar um exame simplesmente olhando para suas unhas. Diferentes tipos de onicomicose têm características que sugerem infecção fúngica das unhas, e estes podem ser usados para diferenciar onicomicose a partir de outros tipos de infecção. Existem testes laboratoriais adicionais, que são utilizados para confirmar o diagnóstico. Raspagem de unha examinadas sob um microscópio, por vezes podem ser usadas para visualizar diretamente os fungos que causam a doença. Assim, se os fungos podem ser cultivados em laboratório a partir de amostras e raspagens da unha, isto é uma evidência de que os fungos são responsáveis pela doença. Muitas vezes um médico irá fazer um diagnóstico preliminar com base no exame das unhas e confirmar em laboratório, utilizando técnicas de microscopia e cultura. Pode demorar algumas semanas até que seu médico obtém os resultados dos testes laboratoriais.

MENSAGENS CHAVE

FATOS IMPORTANTES SOBRE Onicomicose:

  • A onicomicose é um tipo de infecção ungueal causadas por fungos patogénicos.

  • Aproximadamente metade das doenças de unha são onicomicose, tornando-se o distúrbio de unha mais comum.

  • Unhas dos pés e mãos podem desenvolver infecções fúngicas, mas as unhas dos pés são as mais comumente afetadas.

  • Médicos usam uma combinação de exames clínicos e de laboratório para diferenciar com sucesso a onicomicose de outros tipos de doença.

Fatores de Risco

Nem todo mundo tem o mesmo risco de desenvolver infecções fúngicas de unhas. Estudos têm demonstrado que existem vários fatores que aumentam o risco de onicomicose: (Tosti 2005)

Idade

risco de desenvolvimento da onicomicose aumenta com a idade. Isso pode ser porque as pessoas mais velhas têm crescimento das unhas mais lento, têm dificuldades no cuidado com os seus pés e unhas dos pés e são mais propensas a ter outros fatores de risco para a doença (má circulação sanguínea periférica, diabetes, diminuição da imunidade)

Má circulação do sangue periférico

As pessoas com má circulação sanguínea periférica são mais suscetíveis a infecções fúngicas

Diabetes

Diabetes has several effects on the circulatory system, and has been shown to increase the risk of developing onychomycosis

Psoríase

 

A onicomicose é mais comum em pessoas que têm psoríase do que aqueles que não o tem.


 

Esportes

Alguns esportes podem aumentar a exposição a fungos patogênicos e, portanto, aumentar o risco de infecção fúngica. As pessoas que nadam, por exemplo, são mais propensas a ter onicomicose do que aqueles que não o fazem.

 

Imunodeficiência 

 

Assim como outros tipos de infecção, um sistema imunológico enfraquecido eleva os riscos do desenvolvimento da doença.

Fatores Genéticos

Algumas pessoas parecem ser naturalmente mais suscetíveis que outras a infecções fúngicas como a onicomicose. Os genes exatos envolvidos não foram identificados, mas algumas pesquisas sugerem que você é mais propensos a desenvolver infecções fúngicas das unhas se você tem um histórico familiar da doença.

Casos de onicomicose tem um conjunto ligeiramente diferente de fatores de risco,
incluindo:
(Tosti 2005)

  • Contato prolongado com água

  • Desgaste prolongado de luvas de plástico

  • Manipulação frequente ou prolongado de produtos doces

  • O uso excessivo de detergentes

  • Fumo
  • Micro traumas repetidos das unhas (por exemplo, jardinagem)

  • Profissão exposta (cabeleireiro, manicure, podólogo)

  • Outros locais de infecção fúngica


Este é um site focado em educar o público e pacientes sobre as condições da pele e os diferentes tipos de tratamentos que estão disponíveis para gerenciar essas doenças. As informações contidas neste site servem unicamente para ajudá-lo a entender melhor as doenças de pele, visando auxiliar a comunicação entre você e seu o seu médico.


 

 


Descubra mais sobre a Galderma e outras inovações.

Notificación | Galderma

Responsabilidade corporativa

Crescendo como uma comunidade dermatológica responsável

Descubra algumas das iniciativas positivas em que estamos envolvidos em todo o mundo.

MAIS +