• Image

Você está aqui » Foco na Pele » Envelhecimento da Pele

Envelhecimento da Pele

Senescência é o termo científico para o envelhecimento. Com a idade, as rugas aparecem, a pele perde sua elasticidade, se torna mais fina; mais seca e mais pálida, e os vasos sanguíneos tornam-se visíveis. Os poros podem começar a aumentar de tamanho.

O que é a senescência da pele ou envelhecimento da pele?

Os cabelos se tornam brancos, podem diminuir, especialmente em homens, ou crescer em áreas indesejáveis, tais como os lábios (mulheres) ou nos ouvidos (homens). Há também uma perda de volume na face com a redistribuição de gordura. A contração muscular pode causar rugas mais profundas e permanentes em determinadas áreas, tais como as linhas glabelares entre as sobrancelhas. Os contornos do rosto mudam assim como os músculos subjacentes.

Fotoenvelhecimento, que é provocado por exposição excessiva ao sol ou à luz ultravioleta, pode acelerar o processo de envelhecimento da pele. Rugas ocorrem em uma idade mais jovem e são mais pronunciadas. Sinais típicos do fotodano são manchas escuras e pigmentação irregular da pele, especialmente em pessoas de pele clara. Além disso, tumores podem surgir na superfície da pele, que pode tornar-se áspera e, em casos mais graves, ceratoses actínicas (lesões pré-cancerosas) também podem aparecer.

Técnicas anti-envelhecimento e métodos de prevenção

Hoje existem várias soluções terapêuticas que podem ajudar a reduzir ou prevenir a senescência da pele. 

  • A pele seca é tratada com agentes hidratantes.
  • Preenchimentos das rugas reduzem os sinais de envelhecimento da pele. Se as rugas são secundárias, para a contração muscular podem ser tratadas com a toxina botulínica.
  • Mudanças de contorno e volume podem ser corrigidas com preenchimentos de rugas ou transplantes de gordura.
  • A pele é tonificada usando luzes específicas ou lasers, peelings químicos, dermoabrasão ou terapia fotodinâmica. 
  • Pêlos indesejáveis são removidos com a laser terapia. Transplantes de cabelo corrigem seu recuo. 
  • Vasos sanguíneos visíveis são tratados com laser, electrocauterização ou microescleroterapia (a injecção de um produto dentro dos vasos para os obstruírem). 
  • Fotodano pode ser prevenido através de medidas simples, como usar roupas que protejam do sol, ficar na sombra e aplicar protetor solar.
  • Alterações pigmentares são tratadas com agentes despigmentantes ou peelings químicos
  • Queratoses actínicas são tratadas com crioterapia, agentes tópicos ou terapia fotodinâmica

Entendendo a sua pele

Veremos todas as experiências de alterações de qualidade da pele devido à radiação ultravioleta (UV) a partir do sol, bem como mudanças causadas pela passagem do tempo.

Compreender a sua pele pode ser de grande ajuda quando se planeja melhorar a sua aparência; especialmente quando se considera o uso dos chamados produtos anti-envelhecimento, como preenchimento de rugas. A pele é o maior órgão do corpo humano e tem uma série de funções importantes. A pele não só nos dá nossa aparência e forma, como também cumpre outras funções igualmente importantes como proteger o corpo do ambiente, evitando a perda excessiva de água e protegendo contra infecções.

Reduzir o envelhecimento da pele

Com o envelhecimento da pele suas qualidades mudam. O colágeno e as fibras elásticas são degradados e a qualidade do próprio ácido hialurônico do corpo é reduzida. Isso resulta na diminuição da elasticidade da pele, aumento da rugosidade e ressecamento. Isto se deve em parte a fatores intrínsecos que são difíceis de mudar, como o nosso código genético individual e o relógio biológico. Existem fatores, no entanto, extrínsecos ou de estilo de vida que todos nós podemos controlar, até certo ponto, para reduzir o envelhecimento da pele.

Danos UV na pele

Fumar e beber, exposição excessiva ao sol e estresse podem acelerar o relógio biológico. No entanto, de todos estes fatores de envelhecimento, os danos solares por radiação UV representam a maior ameaça. Na verdade, a radiação UV é considerada responsável pela maior parte do envelhecimento da pele. Sem danos causados pelo sol, é provável que nós não desenvolveríamos rugas até que estivéssemos em nossos 80 anos. Soluções de dermatologia estética e corretiva podem não trazer de volta o tempo. No entanto, eles podem restaurar o equilíbrio hídrico da pele e melhorar sua estrutura e elasticidade, assim como preencher rugas e restaurar o volume facial.

Soluções dermatológicas estéticas e corretivas: uma pequena mudança faz uma grande diferença

Hoje as pessoas podem afetar sua aparência mais do que nunca e o ideal de beleza está sendo ampliado. Poucas pessoas esperam um "milagre". Em vez disso, eles querem ter resultados elegantes e sutis que tornam sua aparência melhor de acordo como se sentem, ou a fase da vida em que estão. Além disso aumenta a necessidade de soluções estéticas e corretivas adaptadas individualmente. Ao mesmo tempo que queremos nos manter atraentes, mesmo em idade avançada, mulheres e homens muitas vezes levam uma vida ativa, com diferentes tipos de demanda. Os tratamentos de beleza devem para serem eficazes, livres de risco e levar-se um mínimo de tempo. Aqui, o portfólio estético satifaz a uma necessidade grande e crescente.

A Galderma desenvolve e oferece produtos seguros e eficazes para tratamentos estéticos, incluindo preenchimentos de rugas e tratamentos de aumento dos lábios, de modo que a aparência de uma pessoa reflete como ela se sente interiormente. O ideal de beleza muda ao longo do tempo e entre as culturas, mas o desejo de se sentir bonita é fundamental na vida de muitas pessoas. Como escolher a maneira de manifestar isso, no entanto, varia muito entre as culturas e épocas.

Na Galderma, nós não fornecemos quaisquer normas para o que pode ser considerado bonito ou sobre se o envelhecimento é em oposição à beleza. Acreditamos que cada indivíduo sabe melhor o que é beleza para si. Quando alguém experimenta um aumento da sensação de bem-estar, uma maior autoestima ou uma melhor qualidade de vida com a ajuda de nossas soluções dermatológicas ou produtos, isto é beleza para nós.

 


Este é um site focado em educar o público e pacientes sobre as condições da pele e os diferentes tipos de tratamentos que estão disponíveis para gerenciar essas doenças. As informações contidas neste site servem unicamente para ajudá-lo a entender melhor as doenças de pele, visando auxiliar a comunicação entre você e seu o seu médico.


 

 


Descubra mais sobre a Galderma e outras inovações.

Notificación | Galderma

Responsabilidade corporativa

Crescendo como uma comunidade dermatológica responsável

Descubra algumas das iniciativas positivas em que estamos envolvidos em todo o mundo.

MAIS +